A alimentação natural para cães e gatos consiste em, como o próprio nome diz, oferecer alimentos naturais e minimamente processados (cozidos ou crus) pros nossos pets. Isso mesmo!
Mas o que é natural? De acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO), eles não podem conter corantes, conservantes, flavorizantes, aromatizantes, palatabilizantes, umectantes artificiais e óleos e gorduras sintéticas.
O retorno pelo interesse em oferecer aos pets dietas caseiras feitas com alimentos típicos do consumo diário dos seres humanos é uma prática relativamente recente.
Os motivos para o uso dessa dieta são diversos, mas o principal é a vontade de parar de ofertar alimentos ultra processados para os animais, ou seja, a ração, que, no mesmo pacote, oferece a mesma textura e o mesmo sabor todos os dias. A troca da ração pela alimentação natural pode ser vista como um ato de investimento na saúde e no bem-estar dos animais. O tutor pode escolher preparar a comida para o seu animal ou, se não quiser largar mão da praticidade, pode encomendar de empresas especializadas nisso.
Muitos tutores optam por oferecer esse tipo de alimento por se preocuparem com o valor nutricional, tipo, origem e a salubridade dos ingredientes utilizados na fabricação das rações. A atenção também é voltada para potenciais contaminantes prejudiciais à saúde em alimentos convencionais, como pesticidas e metais pesados, e com a palatabilidade das rações, especialmente quando alguns animais as recusam. Por fim, o impacto a longo prazo na saúde do animal pelo consumo de aditivos artificiais, tais como corantes, conservantes e aromatizantes, também permeia as preocupações dos tutores.
Neste contexto, vale citar o documentário da Netflix chamado Pet Fooled. Ele questiona se as rações e os alimentos industrializados no geral para cães e gatos são realmente as opções mais saudáveis. O título infelizmente foi removido da plataforma, porém uma breve pesquisa na Internet te leva a sites e plataformas, como o YouTube, com a versão completa pra você assistir.
As dietas caseiras possuem vantagens e desvantagens. Dentre as vantagens destacam-se a possibilidade de serem oferecidas a animais saudáveis e também como tratamento complementar a diversas alterações, como alergias, neoplasias, disfunções hepáticas, renais e afecções do trato gastrointestinal. Com este modelo de alimentação o animal pode entrar em contato com maior variedade de alimentos frescos, de alta qualidade e, consequentemente, nutrientes diversos. Ela possui melhor apresentação e aceitação, principalmente em cães que apresentam apetite mais complexo, além de maior palatabilidade. Outra vantagem seria o custo semelhante das dietas caseiras quando comparadas às rações premium e super premium.
Já em relação às desvantagens, evidencia-se: o maior tempo despendido com o preparo das refeições; a necessidade do auxílio de um médico veterinário especializado em nutrição de cães e gatos para realizar o cálculo correto das necessidades dos diferentes animais, considerando suas peculiaridades; o menor tempo de conservação comparado às rações, podendo ser mantidas sob refrigeração por, no máximo, um a dois dias, ou dois meses quando congeladas; e a necessidade de espaços maiores quando o tutor decide por conservar em congelador todas as refeições de seus animais para semanas ou meses.
Os planos alimentares devem ser obtidos por veterinários nutrólogos ou por veterinários com experiência na área. Recomenda-se que o animal retorne ao consultório para que possa ser analisado se a dieta foi feita de maneira correta pelo tutor, se os objetivos esperados foram alcançados e se o animal apresenta algum sinal de excesso e/ou falta de nutrientes.
Tem interesse em oferecer alimentação natural para seu animal? Entre em contato para que eu possa te auxiliar da melhor maneira!