Podemos oferecer muitos alimentos do nosso consumo diário para nossos pets, quando aderimos à alimentação natural ou como petisco, moderadamente, claro. Mas você sabe quais são os alimentos tóxicos para cães e gatos? Descubra a seguir:
CHOCOLATE
O chocolate não deve ser oferecido pois contém teobromina, uma substância que por não ser metabolizada pelo fígado dos animais pode intoxicá-los. Os principais sinais clínicos dessa intoxicação são: espasmos musculares, fraqueza, arritmias, dificuldade respiratória, náusea, vômito e diarreia.
ABACATE
O problema aqui é a ingestão da casca, folhas e sementes, pois elas contêm persina, uma substância tóxica e que pode ser letal. Os sintomas observados são taquicardia, vômito, diarreia e apatia.
CARAMBOLA
Este fruto contém grandes quantidades de ácido oxálico, podendo ocasionar a formação de cristais e cálculos de oxalato de cálcio. Além disso possui caramboxina, uma toxina que pode levar à ocorrência de alterações neurológicas. Os sinais clínicos associados à ingestão da carambola são a salivação, apatia, fraqueza, tremores, vômitos e diarreia.
UVA E UVA-PASSA
O mecanismo exato pelo qual uvas e uva-passas são tóxicas ainda é desconhecido. Entretanto sabe-se que elas têm potencial de lesionar os rins e portanto não devem ser ingeridas. Algumas hipóteses tentam explicar o mecanismo, como a intolerância a taninos, compostos presentes na fruta, ou às micotoxinas de fungos que possam estar nestes alimentos. Entre os sinais clínicos observados destacam-se diarreia, vômito, falta de apetite, tremores, fraqueza, dor abdominal, aumento da sede e redução da produção de urina.
CEBOLA
A cebola possui um composto tóxico que pode provocar anemia hemolítica nos animais, ou seja, a destruição das hemácias do sangue. Os sinais clínicos dessa intoxicação podem ser vômito, diarreia, dor abdominal, falta de apetite, apatia, mucosas pálidas, dificuldade respiratória e aumento da frequência cardíaca.
MACADÂMIA
A macadâmia contém uma toxina que ainda não é bem conhecida mas que pode afetar o sistema digestivo e nervoso de cães. Cães intoxicados apresentam vômito, diarreia, tremores musculares, fraqueza e paralisia dos membros posteriores e aumento da temperatura corporal.
Além desses alimentos, outros também não são recomendados para serem oferecidos para cães e gatos, como bebidas alcóolicas, doces e comidas açucaradas, sementes de maçã e pêra, frituras, chá preto e café.