PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS

Muito se fala sobre os benefícios dos probióticos e prebióticos para a saúde intestinal, mas você sabe o que eles são?
Probióticos e prebióticos

De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, os probióticos são organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro e possuem efeito benéfico para a microbiota intestinal. Ou seja, as bactérias benéficas para a flora intestinal.

Eles podem ser encontrados em alimentos como kefir, repolhos fermentados, levedo de cerveja, iogurtes, e coalhadas. Podem ser adquiridos também através de probióticos comerciais ou podem ser manipulados pelo médico veterinário de acordo com as necessidades específicas do seu animal.

Já os prebióticos são as fibras solúveis, necessárias para a manutenção dessas bactérias no intestino. São os alimentos benéficos para essas bactérias e que estimulam o crescimento e/ou atividade das mesmas no intestino.

Como exemplos podemos citar a inulina, os fruto-oligossacarídeos (FOS) e os galactooleossacarídeos, substâncias que podem ser isoladas em processos industriais e adicionadas em produtos diversos. Também é possível encontrar prebióticos em diversos alimentos in natura como alcachofra, aspargos, repolho, ervilha, beterraba, raiz de chicória, batata yacón, brócolis e maçã. Entretanto, devem ser utilizados com moderação pois, quando consumidos em excesso, podem causar produção de gases e até mesmo diarreias.

Converse com o médico veterinário do seu animal para que ele possa indicar os alimentos ideais para ele, além das quantidades adequadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *